Durante a 26ª Sessão Ordinária, realizada no dia 11 de setembro, a Vereadora e Presidenta desta Casa Legislativa, apresentou a Moção de Congratulação n°03/23, parabenizar o Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes pelos seus 100 anos de existência que será comemorado no próximo dia 15/09/23.
As origens do espiritismo constituem fator de grande importância para a compreensão dos motivos pelos quais foi aceito, consolidado e grandemente difundido em solo brasileiro. O espiritismo kardecista é propriamente definido como resultado da obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail, que veio a se autodenominar Allan Kardec.
A primeira organização espírita brasileira foi o Grupo Familiar do Espiritismo, fundada em 1865 por Teles de Menezes, em Salvador, no Estado da Bahia. Mais tarde, também em Salvador, no ano de 1874, como continuação do Grupo Familiar do Espiritismo, fundou-se a Associação Espírita Brasileira.
O Espiritismo se popularizou no Brasil através de grandes líderes como Bezerra de Menezes, o Médico dos Pobres, que é chamado por muitos como “Kardec Brasileiro”. Outro expoente foi Chico Xavier, que psicografou mais de 450 livros sobre os ensinamentos espíritas.
Segundo dados do Censo do IBGE no Brasil existem 3 milhões e 800 mil espíritas.
Portanto, nada mais justo que homenagear e ressaltar a importância dessa comemoração de 100 anos do Centro Espírita Dr. Bezerra de organizadores do projeto que fizeram à classificação de todos os trabalhos recebidos.